NGC2024/BARNARD33 - NEBULOSAS - ÓRION - 12/11/17.

NGC2024 - Barnard33 - Nebulosas - Órion.
12/11/17 - Uraniburgo - Curitiba - PR.


A luminosa estrela 'Alnitak' emite energética radiação ultra violeta que excita os gases da nebulosa da chama ( NGC2024 ) com seus nós de elétrons, muito do brilho ocorre quando elétrons e hidrogênio ionizado recombinam-se.
Partes adicionais de gás e poeira escura na frente da parte brilhante criam essa estrutura em rede que somado ao brilho de trás imprime essa aparência de chama a nebulosa.
No centro da nebulosa tem um aglomerado estelar recém formado que tem 86% dos componentes ainda com discos circunstelares.
Observações de raios-X revelam centenas de jovens estrelas de uma população estimada em 800.
Distância - 1350 anos luz.
Raio : 6 anos luz.

Barnard33 :
Nebulosa escura conhecida como 'cabeça de cavalo' , a parte de trás tem brilho avermelhado por emissão de hidrogênio ionizado por radiação da estrela 'sigma' de Órion.
Tem 300 massas solares.
Distância de 1500 anos luz.

Dados da sessão :
Na semana de bons céus, como um bônus após a captura da terceira parte da Pequena Nuvem de Magalhães, quando a madrugada do dia 12 avançava e o Órion estava favorável subindo no horizonte leste, o alvo provável era a M42 para coletar quadros de Luminância, mas, este conjunto nebular era uma tentaçã grande e realmente a coisa toda valeu a pena.
O objeto se mostrou mais fácil do que o esperado para se registrar, a não ser a questão das cores, em que um gradiente complicado se apresentou na imagem final e que nem com o recurso de remoção de gradiente de PL do Pixinsight LE eu consegui remover, pelo contrário, todas as tentativas pioraram a situação e eu deixei a imagem mais bruta :



Comentários