IC4628 - NEBULOSA DE EMISSÃO - ESCORPIÃO - 18/07/17.

IC4628 - Nebulosa de emissão - Escorpião.
18/07/17 - Uraniburgo - Curitiba PR.

Distância 6.000 anos luz.

Nebulosa de emissão ( hidrogênio ionizado pela radiação de estrelas jovens e quentes nascidas da nebulosa, fornecem o caráter avermelhado do objeto ) em direção a constelação do Escorpião em uma região notoriamente dominada por nebulosas do tipo, que são homogeneamente mais vermelhas que outras similares em regiões distintas do céu, como a nebulosa do Órion ou a da Eta Carena, que tem mais regiões azuis e brancas misturadas a vermelha.
As nebulosas desta região por situarem-se em direção ao centro galáctico podem ser mais obscurecidas por nuvens escuras de poeira que permeiam todas as áreas do céu nos braços espirais da galáxia.
IC4628 é um berçário estelar muito ativo, com estrelas muito quentes nascidas dela, incluindo um par de estrelas gigantes azuis esbranquiçadas de classe espectral muito peculiar ( classe O ) que redundam em estrelas de grande massa e vida curta que terminam suas vidas em explosões de supernova.
A região mais ativa na galáxia é a menor parte abaixo e a direita, com uma coloração mais alaranjada no interior, ali intensos fenomenos de evolução estelar estão ocorrendo.
Note também que a nebulosa revela uma periferia tênue de gás ao redor das nuvens principais e 'rios' de nebulosidade escura que cobrem especialmente o lado direito da imagem.
O campo é permeado de estrelas coloridas.

Dados da sessão :
Grata surpresa ao verificar que nessa configuração modesta de captura ( tempos curtos de 30 segundos versus pequeno refrator de 80mm e ainda em céus desfavoráveis de alta poluição luminosa ) esta nebulosa saiu tão bem,  a estrutura nebular vermelha saiu bem representada,  o colorido das estrelas é um show a parte e o arremate interessante são os meandros escuros no lado direito, tudo muito interessante.

Comentários