M20 - NEBULOSA DIFUSA - SAGITÁRIO - 30/07/17.


M20 - Nebulosa difusa - Sagitário.
30/07/17 - Uraniburgo - Curitiba PR.

Distância de 5.200 anos luz aproximadamente.
A famosa nebulosa 'trífida' , porque apresenta 3 lóbulos à visão telescópica visual, separados pelos filamentos de poeira escura mostrados na imagem, é um dos mais belos objetos do céu, e com a vantagem de ser acessível também a observação visual.

É uma nebulosa difusa complexa , onde a parte vermelha representa uma nebulosa de emissão, vermelha pelo hidrogênio ionizado pela radiação das estrelas jovens nascidas da nuvem, e a parte azul representa uma nebulosa de reflexão, porque reflete a luz destas estrelas.
As áreas escuras neste caso são adensamentos e filamentos, que eventualmente se condensam e aglutinam em glóbulos que virarão locais formadores de estrelas multiplas ou individuais.
Também tem um aglomerado aberto de estrelas associado a ela.

Dados da sessão :
Junto com a M8 é uma nebulosa muito fácil de observar e fotografar.
Abaixo duas versões, a segunda é mais clara e evidencia melhor as nebulosas escuras. 







Mais em :
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nebulosa_Trífida
"... Sua magnitude aparente é 9, segundo Glyn Jones, a 6,8, segundo Don Machholz. Essa variação nas estimativas de magnitude aparente deve-se ao sistema triplo de estrelas que excitam a nebulosa (HD 196692, HN40 e ADS 10991, de magnitude aparente 7,6, 10,7 e 8,7, respectivamente). Todas essas estrelas são estremamente quentes, de classificação estelar entre O5 e O7. Uma estrela supergigante (HD 164514) está situada na região norte da nebulosa, com uma magnitude aparente 7,42 e classe espectral A5 Ia. Todas essas estrelas brilhantes difucultam as estimativas de magnitude aparente da nebulosa.[2]
Foi objeto de uma investigação por astrônomos, usando o Telescópio Espacial Hubble em 1997, usando filtros que isolam a emissão de átomos de hidrogênio ionizados, átomos de enxofre ionizados e átomos de oxigênio duplamente ionizados. As imagens detalhadas mostram uma densa nuvem de poeira e gás, que é um berçário estelar cheio de estrelas embrionárias. Esta nuvem está a cerca de 8 anos-luz de distância da estrela central da nebulosa. Um jato estelar projeta-se das nuvens e tem cerca de 0,75 anos-luz de comprimento. A fonte do jato é um objeto profundo de estrelas jovens dentro da nuvem. Jatos são os gases de exaustão da formação estelar. A radiação da estrela central da nebulosa faz o jato brilhar.
As imagens também mostraram uma coluna em forma de dedo ao lado direito do jato. Aponta a partir da densa nuvem diretamente para a estrela que ilumina a nebulosa Trífida. Esta coluna é um exemplo destacado de um glóbulo gasoso de evaporação. A coluna sobreviveu porque sua ponta é um glóbulo de gás que é suficienteente densa para resistir à forte radiação da estrela.
Em janeiro de 2005, o Telescópio Espacial Spitzer, da NASA, descobriu 30 estrelas embrionárias e 120 estrelas recém-nascidas não vistas em luz visível. A nebulosa está aproximadamente a 7 600 anos-luz de distância da Terra, e tem uma magnitude aparente de 6,3..."

Comentários