M17 - NEBULOSA DIFUSA - SAGITÁRIO - 17/07/18

Messier 17 - Nebulosa difusa - Sagitário.
17/07/18 - Uraniburgo - Curitiba - PR.

Dados da sessão :

Uma das 4 grandes (nebulosas )na área do escorpião - sagitário, é entretanto a mais 'difícil' delas, visível, detectável até mesmo em visual com pequenos instrumentos mas difícil discernir detalhes na sua área brilhante, que é confusa como nenhuma outra, parecendo somente uma massa amorfa iluminada.
Com esta configuração entretante foi possível captar aspectos importantes da mesma, é possível distinguir detalhes no corpo principal, nuvens espalhadas, riscas e tufos, e até mesmo alguns , ao que parecem , glóbulos de bok desgarrados aqui e ali, essa captura , para Uraniburgo, parece que finalmente 'decifrou' a nebulosa. Com um recorte maior é possível aproximar mais e perceber melhor detalhes do núcleo, na imagem a seguir.


Sobre o objeto :

Conhecida por vários nomes ( Ômega , Cisne, Ferradura ) esta nebulosa de emissão é uma região HIII , região de gás e poeria que tem atividade de formação estelar.
Esta a aproximadamente 6.000 anos luz de distância e tem 15 anos luz de diâmetro mas constando 40 anos luz de diâmetro para a nuvem onde a nebulosa esta inserida.
Contém um aglomerado aberto com 35 estrelas.
Massa estimada em 800 massas solares, e magnitude aparente entre 6,6 e 7.


Comentários