M105 - NGC3384 -NGC3389 - GALÁXIA - LEÃO - 04/05/18

M105 - Galáxia - Leão.
04/05/18 - Uraniburgo - Curitiba - PR.

Na busca por M95 a montagem caiu direto nesse agrupamento que fica nas proximidades, um alvo tentador que não poderia ser desprezado.

M105 pelo que revela a imagem é uma estupenda galáxia elíptica bem arredondada e brilhante. Fica a distancia de 38 milhões de anos luz.
Tipo : E1.
Magnitude aparente : 10.2.
Tamanho aparente : 5,4x4,8.
POssui algumas estrelas jovens o que dá conta que as galáxias elípticas as vezes conseguem formar estrelas mas a um ritmo bem mais lento.

NGC3384 :
Outra grande galáxia elíptica , ou na verdade lenticuclar, com um forte bojo central, no centro da imagem, mais de 80% das componentes pertencem a população II de estrelas.
Também faz parte do grupo do Leão dominado por M96.
Distância 35 milhões de anos luz.
Tipo : E7.

NGC3389 :
Surpreendente espiral brilhante, que além da estrutura espiral evidente revela rugosidades.
Tipo : SA (s) c - II - III.
Magnitude : 12,4.
Características Dreyer :
Espiral , em forma de S, Luminosidade classe II-III.

Além das 3 o campo da imagem abriga pelo menos mais 30 galáxias, das quais se pode perceber que algumas são espirais, e algumas tem características pontuais.


A conclusão, se somarmos o fabuloso 'Tripleto Do Leão' com estas galáxias que aparecem em bandos e revelando incríveis detalhes espirais é que a constelação do Leão é um lugar dos mais formidáveis e tentadores para fazer registros galácticos impressivos, senão em indivíduos extremamente grandes e coloridos ao menos em pequenas mas muito brilhantes galáxias espirais.



Comentários