NGC3918 – Nebulosa Planetária – Centauro.

NGC3918 – Nebulosa Planetária – Centauro.
28/01/19 – Uraniburgo – Curitiba – PR.

A mais brilhante das planetárias distantes no hemisfério sul.
Visível em telescópios pequenos com relativa facilidade, é pequena, mas é muito brilhante, e tem uma coloração marcante, aparece como um disquinho azul.
Espectroscopia revela aproximação a 17.3 km/s  com nebulosidade se expandindo a uma taxa de 24 km/s . A estrela central tem 14.6 de magnitude aparente mas é invisível a observação óptica obscurecida pelo brilho geral da nebulosidade ao redor.
Distância 4.900 anos luz.
Magnitude 8,5.
Dimensão aparente 8 a 10”.

Esta é do tipo da planetária 'ruim' por excelência, pois se trata de um objeto muito pequeno, circular, de brilho intenso, o que garante que imagens de longa exposição em instrumentos moderados não vão registrar nada mais do que uma aparência chapada de formato e sua cor.
Portanto para esta, durante a captura eu percebi isso e fiz um segundo grupo de quadros reduzindo o tempo de captura mais ainda, de 5 para somente 2 segundos cada quadro.
O raciocínio por trás disto é que ele capte 'mal' o objeto registrando assim mais detalhes, de fato é quase como se fosse uma imagem planetária, onde nós normalmente fazemos um vídeo com milissegundos de exposição.
Este recurso acabou funcionando para este objeto, pois permitiu realmente que se consiga perceber alguns detalhes de sua estrutura, mesmo assim foi um pouco difícil revelar isso e eu creio que talvez ela exigiria que os tempos fossem menores ainda, realmente como se fosse um planeta.

Esta sem duvida alguma é do tipo campeã para o raciocínio de que grandes distancias focais melhorariam as possibilidades de registro, pois o instrumento ficaria mais 'escuro', a ampliação bem maior.
Porém vale ressaltar que o ideal mesmo é além disso o instrumento ter maior abertura, como um 300mm por exemplo.

Outra idéia que esqueci de comentar antes é que nesse caso usar o filtro de banda larga que eu tenho para fazer os quadros de luminosidade ( filtro L ) pode ser de muito valor, pois ele vai barrar luz aumentando a chance de contraste das estruturas.






 


Comentários