NGC1535 - Nebulosa Planetária - Eridano - 01/12/18

NGC1535 - Nebulosa planetária - Eridano.
01/12/18 - Uraniburgo - Curitiba - PR.

As vezes referida como 'olho de cleópatra' esta nebulosa de tipo planetário ( quer dizer, resto de estrela moribunda ) é muitíssimo semelhante a nebulosa do esquimó, em estrutura e cor.
Situa-se entre 5.500 a 7.500 anos luz.

É um tipo específico de nebulosa planetária de morfologia uniforme. São circulares e excitados pela estrela central. Originam-se de estrelas de baixa massa, entre 1 e 2,5 massas solares com massas centrais entre 0,53 a 0,63 massas solares.

Dados da sessão :
Em uma noite nada promissora, em que já era previsível que o céu se tornaria coberto de nuvens este foi o alvo preferencial, pois na experiencia adquirida aqui no observatório pude constatar que certas nebulosas planetárias são acessíveis em tempos de exposição ultra curtos, especialmente se não se tem instrumentos de grande abertura ( de 300mm para cima ) para revelar detalhes das suas estruturas em detalhes de alta resolução. Como são objetos muito brilhantes e pontuais, mas contendo estruturas complexas, tempos de exposição da ordem de 3 a 5 segundos com alto ganho permitem que se penetre na estrutura da nebulosa já que exposições mais longas poderiam saturar o sensor resultando somente na imagem do 'disco' da nebulosa ( como bem diz o nome originado nas observações antigas, nebulosa que se parece com um disco de planeta distante ). Isso é como disse, especialmente valido se não se tem um instrumento de grande porte que tenha capacidade para resolver a nebulosa em grandes detalhes, onde então uma exposição prolongada vai render frutos extremamente compensadores.

Este objeto então foi na verdade filmado, usando o software Sharpcap com configuração de 3.7 segundos para o filtro L e 4,6 segundos para os filtros de cor e ganho 300.





Comentários