NGC2070 - NEBULOSA DIFUSA - DORADO - 30/01/18

NGC2070 - Nebulosa difusa - Dorado.
30/01/18.

Nebulosa pertencente a Grande Nuvem de Magalhães, tornando-se então a maior nebulosa que se pode apreciar fora da nossa galáxia. Além disso a nebulosa da 'Tarântula' é também a maior e mais massiva nebulosa que se tem conhecimento em todo o grupo local de galáxias, com um diâmetro de 650 anos luz.
Se a nebulosa da Tarântula estivesse a distância da nebulosa do Órion a área coberta seria equivalente a 60 luas cheias alinhadas e seu brilho seria suficiente para provocar sombras.
Contém um aglomerado aberto no interior que é o responsável pela maior parte da energia que ilumina a nebulosa, R136.
R-136 é um aglomerado jovem de estrelas extremamente quentes e luminosas a maioria de classe espectral O3.
Massa estimada de 450.000 massas solares, indicativo de que ele pode se tornar um aglomerado GLOBULAR no futuro.
Idade de 1-2 milhões de anos.
Hodge-31 : é um aglomerado mais velho, com idade de 20 a 25 milhões de anos e estima-se que pelo menos 40 estrelas já explodiram em supernovas, que pode ser a causa de turbulências violentas de gás e emissão de raios X na região.

Distância da nebulosa :160.000 anos luz.

A supernova 1987A que ocorreu nos arredores da nebulosa foi a nebulosa mais proxima ocorrida desde a invenção do telescópio.

Dados da sessão :
Inaugura os registros fotográficos do observatório Uraniburgo para esse ano.
Em uma temporada especialmente atribulada pela presença de nuvens ter o observatório em casa é de extrema utilidade para aproveitar qualquer brecha no tempo, infelizmente a janela só permitiu recolher os tpicos quadros de cor, em lotes de 30 para cada uma ( RGB ) em tempos de 30 segundos e ainda com o refrator de 80mm.
Já na coleta de dados com a câmera ASI1600 se podia perceber que o objeto é realmente impressivo e muito brilhante, mostrando-se consideravelmente no programa de captura ( APT ).
Infelizmente também parece que o foco não ficou muito bem ajustado, e talvez todo o trabalho deva ser refeito, vamos ver quando for acrescentado um bom lote de quadros L ( luminância ) sobre o cojunto , para ver a definição final se ficara satisfatória ou não.





Comentários