NGC3576 - Nebulosa difusa e aglomerados abertos - Carena


 

NGC3576 - Nebulosa difusa

NGC3603 - Aglomerado aberto
NGC3590 - Aglomerado aberto
03/05/21 - Uraniburgo - Curitiba.
Newtoniano 200mm - F5 - ASI1600 - LRGB - 180".

A imagem como um todo mostra que é um campo nebular complexo, aparecendo até entremeados de nebulosas escuras na parte superior e central e onde nebulosidades sutis se espalham e misturam com todos os objetos presentes.

NGC3576 é uma confusa nebulosa difusa, bastante brilhante no seu núcleo que contém um emaranhado confuso de porções escuras e áreas de emissão além dos grandes filamentos ionizados mais apagados na parte superior .
Comprimento aproximado - 100 anos luz. Distancia - 9.000 anos luz.

NGC3603 é um aglomerado aberto confuso, denso e misturado com uma área nebulosa brilhante e consta como sendo a mais massiva e brilhante área de gás e plasma (conhecida como região H-II ) na nossa galáxia. O aglomerado central também é identificado como a mais densa concentração de estrelas massivas na Via Láctea. Fortíssimos ventos estelares e radiação ultra violeta limpa a poeira e gás dando uma visão não obscurecida do aglomerado em meio ao caos nebular. 3 proeminentes estrelas Wolf Rayet foram detectadas nele.

NGC3590 é um aglomerado aberto pequeno, brilhante e pouco populoso , de componentes azuis e idade em torno de 35 milhões de anos.

Dados da observação :
Ao contrário dos meus registros habituais este eu levei dias para publicar porque levei dias fazendo processamentos diversos até chegar um acordo comigo mesmo de qual versão seria mais apresentável, tudo porque a equação 'configuração de equipamento versus qualidade do céu versus dificuldade do objeto ou área versus dedicação do amador' estava das piores. É um campo confuso, complexo, em um céu ruim que estava num dia particularmente ruim e em um tempo de exposição por quadro insatisfatório, de 3 minutos.
Também a imagem iria ser apresentada deitada em sentido horário, mas resolvi coloca-la de pé após ver que o registro publicado por outro astronomo amador e que a nebulosa principal é a famosa 'estatua da liberdade', e eu nem sabia. Na verdade eu fui até essa área para registrar um dos aglomerados abertos e quando vi que havia mais um e mais uma nebulosa e todos cabiam no mesmo quadro resolvi matar 3 coelhos com uma tacada. Na verdade o que me causa mais espanto na imagem e me é totalmente inesperado é o tipo do aglomerado aberto a esquerda, ora, aglomerados abertos são objetos tipo 'fáceis', não é preciso se preocupar em abrir muito eles, em mostrar o fundo se isso for um problema , se concentrando em mostrar o agrupamento de estrelas tão somente, mas aquele aglomerado ali é totalmente diferente da média, aliás é muito incomum, para não dizer único. É um aglomerado que nem parece ser aberto, parecendo mais um globular pequeno , denso e encapsulado em algum lugar sujo do céu, ele esta em uma área absolutamente confusa, e realmente parece encapsulado dentro de uma concha luminosa que tira toda a definição e leveza tão comun nos aglomerados de tipo aberto.

Comentários