Astronomia amadora - Uma sessão de aglomerados abertos - 2021/04/10

 
URANIBURGO - CURITIBA - MÜLLER - 10/04/21.


Aqui no observatório, em minha casa na periferia de Curitiba o objetivo principal daqui para frente era 'botar o olho' - com a camera fotográfica dedicada - em objetos mais 'difíceis' podemos dizer.
Galáxias, nebulosas planetárias, porque estou estreando esse ano um sistema de guiagem na montagem equatorial que permite que exposições com tempos maiores sejam possíveis, normalmente na casa dos 5 minutos. Esta noite entretanto o sistema não funcionou adequadamente e para não perder a noite de céu aberto ( mas não muito transparente ) resolvi mirar em objetos mais acessíveis dos quais os 'aglomerados abertos' são sempre os mais garantidos e permitem registros com tempos muito mais curtos, nesse caso meros 30 segundos de exposição por quadro. 
No final das contas acabou que foi uma sessão das mais proveitosas onde 4 aglomerados abertos na região sul do céu foram registrados e posteriormente examinados, segue abaixo uma imagem de cada um deles e suas descrições : 




NGC3114 - Aglomerado aberto - Vela.


Aglomerado aberto na constelação da Vela seguramente um objeto acessível a observação visual com meios modestos.
Amplo, esparso e pouco populoso, com fortes componentes azuis em meio a elementos alaranjados, por ser bastante esparso o tamanho do sensor não conseguiu abarcar toda a área mas de modo geral quase tudo entrou no campo.

Magnitude e tamanho aparente de 4,2 e 35 minutos de arco respectivamente.
Distancia de 2700 anos luz.
Idade em torno de 200 milhões.
Metalicidade média semelhante ao Sol. Alguma controvérsia na questão de idade desse aglomerado com fontes indicando 30 milhões de anos, e seguramente erradas, outras em torno dos 65 milhões de anos indo até os 200 e até a 500 milhões. Contém estrelas errantes azuis e peculiaridades espectrais que indicam ser um objeto de grande interesse e deve ser mais estudado.

NGC3766 AGLOMERADO ABERTO -CENTAURO
Este aglomerado aberto é bastante coeso, concentrado com componentes brilhantes em um campo rico de estrelas de fundo, acessível a observação amadora com instrumentos modestos.
Trata-se de um tipo bem jovem de aglomerado aberto com aproximadamente 15 milhoes de anos. Contém uma série de estrelas variáveis e peculiares, contendo 36 estrelas variáveis de tipo não usual, pulsantes B , E estrelas Be , Ap e 4 supergigantes vermelhas.
Distancia em torno de 5500 anos luz. Diametro aparente de 12 minutos de arco.
Magnitude aparente de 5,63.

NGC3572 e NGC3590 - Carena
NGC3590 - É um aglomerado pequeno, poucos elementos, uma diminuta area central bem concentrada e de harmonia média em relação a magnitude dos seus elementos.
Olhando a imagem e vendo o rastro de estrelas azuis que vai até o canto oposto da imagem da para se confundir e pensar que se trata de uma coisa só ou então que 3590 abarca além do nucleo no canto superior esquerdo o ajuntamento esparso que tem um pouco mais abaixo, mas não.
NGC3590 é somente aquela área restrita perto da legenda, e as estrelas abaixo são na verdade um outro aglomerado aberto de nome Hogg12.
Ele é considerado um aglomerado esgotado, mas que estando a mesma distancia que o outro em relação a nós e terem idades semelhantes, metalicidade idem e distancia entre eles de apenas 10 anos luz torna ambos candidatos a um sistema binário de aglomerados abertos !
Distância em torno de 6.000 anos luz. Idade em 30 milhões de anos.
NGC3572 - Também é um aglomerado de brilho relativamente homogeneo em seus componentes, mais esparso, e talvez com um numero parecido de estrelas.
Trás como peculiaridade o fato de se situar na periferia de uma grande nebulosa de emissão , parcialmente visível na imagem.
Distancia - 9.000 anos luz.
Classificação de Trumpler II,3,m,n ( não muito denso, homogeneidade média, médianamente populoso,em nebulosidade ).
A sessão de observação desse dia resultou na aquisição de imagens de 4 aglomerados abertos em tempos curtos ( 30 segundos por quadro ).

Comentários