NGC2024 - Barnard33 - Nebulosas - Órion. 09/02/19

NGC2024 - Barnard33 - Nebulosas - Órion.
09/02/19 - Uraniburgo - Curitiba - PR.

A luminosa estrela 'Alnitak' emite energética radiação ultra violeta que excita os gases da nebulosa da chama ( NGC2024 ) com seus nós de elétrons, muito do brilho ocorre quando elétrons e hidrogênio ionizado recombinam-se.
Partes adicionais de gás e poeira escura na frente da parte brilhante criam essa estrutura em rede que somado ao brilho de trás imprime essa aparência de chama a nebulosa.
No centro da nebulosa tem um aglomerado estelar recém formado que tem 86% dos componentes ainda com discos circunstelares.
Observações de raios-X revelam centenas de jovens estrelas de uma população estimada em 800.
Distância - 1350 anos luz.
Raio : 6 anos luz.

Barnard33 :

Nebulosa escura conhecida como 'cabeça de cavalo' , a parte de trás tem brilho avermelhado por emissão de hidrogênio ionizado por radiação da estrela 'sigma' de Órion.
Tem 300 massas solares.
Distância de 1500 anos luz.

Dados da sessão :
Conjunto de quadros de cor um ou dois dias antes, com somente 20 quadros cada filtro ( 30 segundos cada ) e uma centena de quadros L depois, jogando fora uma porção de quadros tremidos restaram pouco mais de 80.
Processamento um pouco mais fácil que com o refrator de 80mm, mas parece que com todos os objetos esta acontecendo isso e eu presumo que seja por causa da luminosidade maior. Entretanto para esses objetos que ocupam grande campo a distancia focal do 200mm não é tão favorável. De resto o objeto ficou mais nítido e definido do que com o refrator, as cores também parecem que são captadas com mais acuracia, entretanto esse é um 'objeto' difícil porque tem muito gradiente de poluição luminosa, muito gradiente de brilho dando tons variegados que juntando com os da PL misturam tudo e tornam o trabalho de calibração de cores mais difícil. Acabei dispensando as versões com remoção de gradiente feitas com o Pixinsight que praticamente não ajudaram em nada.


Comentários