NGC7293 - Nebulosa Planetária - Aquário - 18/09/18

NGC7293 - Nebulosa Planetária - Aquário.
18/09/18 - Uraniburgo - Curitiba - PR.


Esta é uma planetária que a idéia de tempos curtos não tem nada a ver para revelar mais dela, pois ela é bem grande e muito apagada, exige grandes tempos de exposição. 


Em uma noite com lua crescente em uma janela de tempo bom em uma temporada de chuvas, coisa que nem se pode reclamar devido a forte e prolongada estiagem que houve esse ano na região.
O fato é que a nebulosa da hélice é de tipo muito apagada apesar do grande tamanho, mas o uso do telescópio de 200mm de espelho e razão focal 5 ajudou muito para capturar a nebulosa com detalhes relativamente bons, especialmente comparado com a do ano passado no refrator de 80mm.
O tempo de exposição continua o mesmo de 30 segundos por quadro, uma boa pilha de uns 235 quadros de filtro de luminosidade ajudou a limpar o sinal da nebulosa.
Detalhes diferenciados ficam por conta do NÃO uso do filtro banda larga que pelo que pude notar ajuda com o contraste da poluição luminosa mas não salva totalmente a situação, podendo também alterar a cor para alguns objetos ou capturas, a nebulosa da hélice do ano passado ficou em tons azuis e amarelos, bem diferentes desta versão.
Também notei que o sinal captado do objeto foi muito bom e certamente a imagem pode ser 'aberta' mais para revelar melhor detalhes, mas isto tás junto um fundo bem sujo e caótico de ruido, e pela primeira vez eu passo a considerar que a falta do uso de quadros FLAT pode ser de relevancia total para melhorar isso. Então daqui pra frente, ou mesmo para essa captura vou tentar adquirir tais quadros e inclui-los no processamento para revelação da imagem.

Grande nebulosa planetária ( tipo de nebulosa resto de estrela colapsada ) ´formada por uma estrela de média a baixa massa que expele suas camadas externas no espaço ao final de sua vida. O remanescente nuclear da nebulosa se tornara uma anã branca e é sua energia irradiada ioniza os gases circundantes iluminado-os, tendo cada cor correspondente a prevalência de elementos especifícos.
Distância : 700 anos luz.
Idade estimada : 10600 anos aproximadamente.

A nebulosa de Helix foi a primeira nebulosa planetária descoberta a conter nós cometários. Seu anel principal contém nós de nebulosidade, que agora foram detectados em muitos sistemas planetários próximos. Esses nós são radialmente altamente simétricos (do PNN - nucleo remanescente de planetárias) e são descritos como "cometários", cada um centrado em um núcleo de gás molecular neutro e contendo cúspides brilhantes (frentes de fotoionização locais) em direção à estrela central e longe dela. Todas as caudas se estendem longe do PNN em uma direção radial. Excluindo as caudas, eles são (muito aproximadamente) o tamanho do sistema solar, enquanto cada um dos nós de cúspide são opticamente espessos devido aos fótons de Lyc do PNN. Há mais de 20.000 nós cometários estimados na Nebulosa Helix.
A temperatura de excitação varia em toda a nebulosa de Helix. A temperatura de vibração rotacional varia de 1800 K em um nó cometário localizado na região interna da nebulosa e cerca de 2,5 '(arcmin) calculado a cerca de 900 K na região externa à distância de 5,6'

fonte :
https://en.wikipedia.org/wiki/Helix_Nebula

A temperatura de excitação varia em toda a nebulosa de Helix. [13] A temperatura de rotação-vibração varia de 1800 K em um nó cometário localizado na região interna da nebulosa são cerca de 2,5 '(arcmin) do PNN central, calculado a cerca de 900 K na região externa à distância de 5,6'. 



Comentários