NGC6334 - NEBULOSA DE EMISSÃO - ESCORPIÃO - 07/07/17

NGC6334 - Nebulosa Emissão - Escorpião.
07/07/17 - Uraniburgo - Curitiba - PR. 

Nebulosa de emissão, aproximadamente 5.500 anos luz.
Raio 40 anos luz e dimensão aparente de 40x23' (minutos de arco ).
É uma interessantíssima nebulosa de emissão ( hidrogênio ionizado por estrelas massivas jovens tornam o gás vermelho ) com estruturas ionizadas peculiares entremeadas por nuvens de poeira escura. ...
A estrutura mais interessante esta abaixo na imagem, e parece ser uma típica nebulosa remanescente de estrelas massivas do tipo Wolf Rayet ( que perdem massa rapidamente devido a violentos ventos solares, como se fosse uma nebulosa planetária precoce que faz parte do destino final de estrelas menores ) , mas também se conjectura que a estrutura que parece uma esfera filamentada possa ser um remanescente de supernova recentemente explodida.
(Algumas estrelas centrais (~10%) de nebulosas planetárias são - a despeito de suas baixas massas - também do tipo-WR, isto é, elas mostram espectros com linhas de emissão de hélio, carbono e oxigênio.
É possível para uma estrela Wolf-Rayet colapsar, isto é, o núcleo da estrela desaba sobre si mesmo para formar um buraco negro, sugando toda a matéria ao seu redor. Acredita-se que isto seja o processo gerador de fontes de raios gamma.)


 Dados da sessão :
Nebulosa Pata do Gato, eu esperava um pouquinho mais dela, mas, acho que não da para reclamar, afinal com esta câmera já se revelou estruturas altamente finas e complexas em alguns dos 'gomos' nebulares que ela tem, conforme se verifica na imagem abaixo.






Comentários