ABELL 2151 - Aglomerado de Galaxias - Hercules


 


Abell 2151 - aglomerado de galáxias  - Hercules.
02/07/21 - Uraniburgo - Curitiba.  
Um dos mais jovens e incomum aglomerado de galáxias no universo próximo.  Distância superior a 500 milhões de anos luz. Aproximadamente 200 componentes, muitas espirais e com muitas colisões e interações multiplas. Muitos aglomerados de galáxias de alto desvio para o vermelho e portanto presumidamente vistos muito jovens tem este tipo de característica, eu imagino que esse aglomerado devia habitar as polemicas do astronomo Halton Arp a respeito dos 'redshifts' como somente relação de distancias.  Este aglomerado faz parte do superaglomerado de Hercules que por si só é parte de uma superestrutura chamada 'grande muralha'.
Acho que tenho que assinalar esse como uma dos mais impressivos panoramas que já 'botei o olho' por meios próprios, quer dizer, capturando dados a partir do quintal de casa.
A versão dessa imagem tem o fundo claro, e muitos elementos assinalados no campo, uma tentativa que se não melhora a qualidade do registro pelo menos ajuda a perceber o panorama geral e surpreendente.
  
Note que o núcleo central esta a direita, mas as galaxias e as interações se extendem para a esquerda também lembrando por vezes uma 'cadeia Markarian' como em Virgem. 
Galáxias de referencia :
NGC6045 - galáxia principal do aglomerado, espiral composta de 3 galáxias em interação.
NGC6050 - idem. 
NGC6040 ( 41 , 42 ), entre outras.
Newtoniano 200mm - F5.
ASI1600 LRGB - 300 ".
* O 'selo' no lado esquerdo foi colocado ali para cobrir um anel de sujeira muito forte que apareceu nos últimos quadros.

Comentários